sábado, 8 de maio de 2010

A culpa é toda minha!

Sou eu que gosto de dar exemplos de ateliers de trabalho maravilhosos e impecávelmente arrumados! Hoje tive a resposta. Uma aluna disse-me que o meu atelier está desarrumado! Quando olho para aqueles ateliers de sonho, penso: ou esta menina não trabalha a sério ou realmente é um prodígio da arrumação. O meu atelier é o lugar onde eu passso a maior parte das minhas horas; todos os dias arrumo e todos os dias desarrumo e é com grande esforço que conservo neste mesmo espaço tecidos, trapilho, lãs, bijuteria, restos disto e daquilo, as camisolas esquecidas dos meninos dos workshops, tintas dentro de frasquinhos. Quando olho para os tais ateliers maravilhosos, penso que aquilo só pode ser uma utopia. Poucas artistas têem coragem para exporem os seus locais de trabalho. Ás vezes, a arte em WIP não é bonita de se ver. É incompleta, feita de retalhos e de tentativas falhadas. Agradeço que me mostrem um atelier de uma artista famosa com tudo arrumadinho, limpinho. A minha proposta é séria, ofereço uma das minhas bonecas a quem me mandar uma foto de um atelier perfeito, pertencente a uma das artistas craftfamosas.

Este é o atelier da Mimi Kirschner, uma das melhores fazedoras de bonecos.
This is the Mimi Kirschner atelier, one of the best dollmakers there is.



Eu só acho engraçado que pessoas que fazem trabalho criativo uma vez por semana tenham tanto a dizer sobre a melhor forma de arrumar um atelier! Somos mesmo bons a arrumar as coisas dos outros!
It`s all my fault!

I´m the one who posts beautiful images of workplaces and ateliers, but today I had the reply. A student of mine told me that my atelier was disarranged! When I look to all those fantastic images, I think that it`s impossible that those artists really work in those dream spaces! My atelier is the place where I spend most of my daily hours, every day I arrange and disarrange and I make a big effort to keep my fabrics, ink inside of small bottles and all suplies at hand. When I look at those ateliers, I think they are utopic. Only a few artists have the courage to show their working places. The art in WIP is not always beautiful. Sometimes it`s incomplet, made of failed attemps. Send me a photo of an atelier of a craftfamous artist and I promise I give you one of my dolls. Take serious my proposal!

I just think it`s funny that someone that works on crafts once a week has so much to say about the best way to arrange an atelier! We are so good arranging other`s lifes!


3 comentários:

Irene Sarranheira disse...

Olha que noticia ruim ACABEI de perder uma boneca de sonhos,isso só porque eu também tenho o meu Atelier virado numa autentica balbúrdia da qual nem eu consigo me achar direito kkkkkk,ainda ontem tive a ver se conseguia me entender com tanta coisa!
Sobra de tecidos,papeis,trapos isso aquilo e aquilo mais,UFA!!!!!!!!Sabe Carla no Flickr tem uma grupo chamado nosso cantinho onde só tem fotos de Ateliers,mas claro a maioria das fotos são tiradas quando as artistas em questão tem a coisa toda arranjadas,kkkkk
Bjinhos Irene Sarranheira;)

Virgínia disse...

tens toda a razão! eu adoro ver os ateliers de verdadeiros artistas, quanto mais desarrumado melhor! é tão inspirador!

Unknown disse...

Nós temos os ateliers cheios, de coisas que guardamos, de projectos inacabados na prateleira, á espera de ideias melhores, de tempo para reflectir sobre eles, de coisas que vemos, encontramos, compramos e não sabemos bem para quê... Não é verdade que a arrumação é secundária!!? Faço uma boa arrumação uma vez por semana, mas todos os dias aqueles pinceis são lavados ao fim do dia, os materiais razoavelmente dispostos nos locais de origem, para que no dia seguinte possa começar com novas forças. Beijinhos e obrigada.