segunda-feira, 14 de março de 2011

Japanese Way - Fighting with a Sakura Flower

Neste momento, o Japão encontra-se debaixo dos holofotes mundiais. Vou aproveitar os últimos eventos para partilhar um pouco do meu conhecimento acerca deste povo tímido mas muito trabalhador. Uma das características que lhes pode valer de muito nestes acontecimentos é a capacidade de aglomeração. Eu sou especialmente individualista. Todos nós, uns mais do que outros assim o somos. Identificamo-nos com os nossos pares quando nos vemos perante dificuldades, porém os japoneses sabem como ninguém mover-se como uma massa homogénea. A mim, pessoalmente incomoda-me a proximidade excessiva, a avaliação e o olhar externo sobre mim incomóda-me e deixa-me nua. Mas não a eles. Se por um lado existe a valorização do indivíduo, por outro valorizam por demais a capacidade de se misturarem com o grupo, de adquirirem através do outro a aprendizagem para lidar com as situações. Sempre lhes invejei essa capacidade de abnegação do eu em detrimento do nós, pois para mim e para a maioria dos acidentais é díficil desistir de nós e das nossas ideias e pontos de vista do grupo. Esta característica chama-se 相槌 - aizuchi - estar no mesmo comprimento de onda. Em todos os seres vivos, tem maiores capacidades de sobrevivência aquele que melhor segue o grupo.



A propósito, conhece o trabalho do artista de origami - Mabona?
By the way, do you know the work of the japanese origami artist - Mabona?

At this moment, Japan is under the highlights. I will use the last events to share some of my of my knowledge about this shy but very diligent people. One of the characteristics that can be very useful to them in these situations is the agglomeration capacity. I am individualistic. Most of us, some more than others are quite individuallist. We identify ourselves with our similars when we are in difficulties, however the japanese know as nobody to move themself as a unique mass. The extreme proximity bothers me, the evaluation and the external eye makes me feel naked. But not for them. If on one hand, the value of the individual exists for it self, they also value and practice the capacity of mixing in the group. I always envied them this capacity of self-denial therefore for me and the majority of the ocidental ones it`s difficult to give up on us and our ideas and points of view to adopt the ones of the group. This characteristic is called 相槌 - aizuchi - to be in the same wave length. In all living beings, the ones who can survive are the ones that better attach to the group.


Nenhum comentário: